quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Após 8 anos cai a hegemonia. É tempo de mudança!


Computado, confirmado e declarado. O democrata Barack Obama é o novo representante do povo americano na Casa Branca. Após uma noite inteira de apuração, o novo presidente confirmou sua vitória ao conquistar 66,% dos votos populares e nada menos que 338 delegados, muito além dos 270 necessários.

As eleições presidenciais de 2008 marcaram a história dos Estados Unidos. E não é pelo fato das urnas contarem um número recorde de 153 milhões de votos, mas também pela garantia de Obama ser o primeiro negro a se eleger em uma das nações mais preconceituosas e conservadoras do mundo.

Tempo de mudança, é nisso que acredita grande parte do mundo. Com os ideiais opostos aos do futuro ex-presidente Bush, o democrata surge como uma fonte de esperança para a evolução da nação americana.

Obama confirmou a força de seus discursos ao ”roubar” os votos dos Estados em que McCain aparecia como favorito e contava para se aproximar do democrata durante a disputa. Porém, com a maioria dos populares do seu lado e mais os que perderam a ilusão com os ideais Republicanos, os votos foram suficientes para derrubar fácil o velho veterano de guerra, John MacCain.

O mandato do idealista, nascido em Honolulu, formado em Harvard e atual senador do estado de Illinois promete em 5 anos reformar a economia, a retirar as tropas americanas do Iraque o mais rápido possível, dar maior atenção ao meio-ambiente e garantir um governo menos conservador.

Como disse o novo presidente, “O tempo de mudança chegou”. E quanto a McCain?! Nem o apoio do Exterminador ajudou na sua eleição. Mas não era esperado outro destino para ele, se não morrer abraçado com um dos poucos que ainda insistia em apoiá-lo, seu companheiro republicano, George W. Bush.

5 comentários:

Rahal disse...

E vai OBama!
nunca pensei que ia ver um presidente americano negro! ainda bem que eu estava errado!
eu acho q vai ter muitas mudanças, mas muitas coisas vão continuar a mesma mer...! tudo pq se ele afetar algum poderoso, vão descer o pau nele!
absss

Anônimo disse...

Viva Obama!! haha
Porém, vou deixar um pequeno parênteses só pra a gente refletir um pouquinho (hihi). Não vamos esquecer que os EUA está em crítico período de crise financeira (levando todos nós pro buraco junto, diga-se de passagem), e que além disso, Obama já deixou claro que vai, sim, retirar as tropas do Iraque, mas que vai intensificar militares no Afeganistão (poucos leram isso!). Então, eu concordo total com vc, Murilin.. Agente tá aqui vivo pra assistir e participar de um período mto importante da história, e os rumos das atuais leis econômicas podem mudar completamente. Mas mais importante que tudo é que o Obama não é o "salvador do mundo". Ele vai ter muita dificuldade pra enfrentar a situação atual, e portanto, ele não é esse Deus (diferente de como a mídia está retratando-o). Então, um pouco de reality check seria bom pra todos! haha
Beijocassss!!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc Le Born... realmente acho que um erro da mídia é colocar os democratas como bonzinhos e republicanos como mauzinhos. Realmente os EUA estão em crise e o novo presidente eleito tem boas propostas pra tirar ele de lá, melhorando também a situação da Economia do Brasil.
Claro, o Obama vai continuar com certas estratégias pra manter a hegemonia americana tanto na força militar quanto na econômica, porém só o fato de um representante do partido completamente oposto assumir, com outros ideais já é alguma coisa...
Pelo menos, Obama me parece um pouco mais diplomático e acessível que o velho presidente Bush...
Essa mudança é pouca, mas já é alguma coisa, só falta ver os efeitos que virão com ela...
Resumindo, as pessoas comemoram dos males, o menor.

Anônimo disse...

Obama-Lá ! Já é uma vitoria ter o 1º negro como presidente de um dos paises q mais sofre com isso.O desejo do Dr.Luther King vai se tornando realidade.Mas confesso q temo um ppuco pela vida do nosso companheiro viu.Esses americanos ai num sao mto confiaveis..1,2 pra ter um esquem contra o Obama.Chega d gastar milhoes com guerras e destruiçao,ta na hora de mudar.Essa foi a eleiçao em q teve o maior numero d jovens votando,alem d ter sido o recorde de votaçao em todas as idades neh...Um ponto q tem q considerar pq os jovens começam a se interessar novamente pela politica,o q nao o fazia ha tempos...E tanta euforia assim nao vai ser facil,o novo presidente vai ser cobrado desde o 1º dia de posse,com toda a certeza.Ele falou q era hora de mudanças, entao é bom q ele começe a mudar tudo rapidamente, senaao . . .
abraaçooss!

Daniel V. Cot disse...

A vitória do democrata Barack Obama é algo de expepcional num contexto histórico, negro, filho de imigrantes, e estes, muçulmanos. Foi algo de espetacular.
Os democratas têm também o amor do resto do mundo e de fato a mídia os coloca como os bonzinhos. Bom e Mau não existe na poítica, parte desse príncipio. Aborto casamentos gay pesquisa com células-tronco, tudo isso deve ser mais liberal a partir de agora.

Mas... para o Brasil, valeria mais a pena uma vitória de Jonhn Mcain, tá certo que ele é de direita, que concorda com o uso de armas, é um ex-militar, o que sempre gera calafrios nos brasileiros. Só que em primeiro lugar, ele é um republicano moderado, nada de caçar criancinhas, e ao contrário do Bush, é muito inteligente, tem carisma(não mais que Obama). Para o Brasil o que realmente importa são as politicas externas. Barack Obama defende aumento de imposto (mesmo que não o diga abertamente) e isso inclui taxas de importação, defende também um super-protecionismo para resolver a crise financeira, já o republicano acha exatamente o oposto, abrir o mercado americano e abaixar os impostos. Obama acha que a cúpula do G5 na ONU tá mais que ótimo enquanto q MCain quer colocar emergente, como o Brasil, nela.

Bem medido, para nosso país, seria melhor o conservador no poder, só não pode ser um conservador de ultra direita e imbecil como o atual.


PS: Torci para OBAMA do mesmo jeito, pois acho sua vitória, é importante demais para colocar os interesses, sobretudo da classe media e alta brasileira à frente.

beijso e abraços, parabéns pelo BLOG seus pangaré


1povo2paixoes.blogspot.com